Plantão de respostas · Emmanuel. — Entrevistas · Chico Xavier

Capítulo 7 de 41

Carma

Pergunta: O perdão realmente existe? Então, por que existe o carma?

Resposta: Uma das grandes virtudes buscadas pelo Espírito, o perdão que parte do coração, manifestado com o completo esquecimento das ofensas, é digno das almas evoluídas.

A lógica do espírita é simples: a própria pessoa que sofre pede a Deus a chance de reencarnar na Terra e passar por aquela provação para assim se livrar de um débito cármico, ou seja, algum mal praticado em vidas passadas que precisa ser expiado para que o Espírito volte a ter paz. Nessa linha de entendimento, ensinam-nos os Espíritos que o arrependimento concorre para melhoria do Espírito, mas ele tem que expiar o seu passado.

Francisco Cândido Xavier Emmanuel [1] KARDEC, Allan — O Livro dos Espíritos — Instituto de Difusão Espírita, 1ª ed., outubro de 1974, Araras, S. Paulo, pág. 376, pergunta 999.